Análise Representação e Experiência do Espaço Urbano

        A praça Leonardo Gutierrez, localizada em Belo Horizonte, MG, foi fundada na década de 70, na parte central do bairro Gutierrez, próxima a Avenida Amazonas, Raja Gabaglia e Do Contorno. É um local que conta com a presença de bares, lojas, residências e uma paróquia ao seu redor, a qual, eventualmente, promove eventos na praça. Ultimamente conta com presença de food-trucks, criando um local movimentado. Depois da reforma ao final de 2020, a praça, agora “repaginada”, se tornou bem mais atrativa, com playgrounds, maior visibilidade e locomoção.

        Locais de observação e anotação: 

       - Parquinho Infantil 

Essa área apresenta brinquedos velhos, mal cuidados, pouca visibilidade devido aos grandes arbustos, aparenta ser suja (devido ao fato de estar escondida e as diversas folhas caídas ao redor) e conta com um visual desgastado. 


Apropriação das Pessoas: Por meio do Google Maps não é possível identificar a presença de crianças fazendo uso, porém a presença ali leva a crer que crianças brincam ali. 


Transformação que deixou o local mais acessível: A reforma ao fim de 2020 trouxe a praça um novo local para o Playground, mais aberto, limpo, com novos brinquedos e piso especial para as atividades ali. Agora conta com um acesso mais fácil e maior visibilidade, além de mais lugares para os pais sentarem e vigiarem seus filhos. Está mais colorida e mais limpa e conta com grandes árvores que não prejudicam sua visibilidade, mas proporcionam sombras, amenizando a incidência solar. 
 
       - Áreas de circulação 
 
As áreas de circulação não são ideais, com diversos obstáculos e desvios, além da falta de visibilidade por causa da vegetação que muitas vezes entra no caminho dos transeuntes, deste modo a praça parece ser fechada e difícil de acessar. Conta também com um visual desgastado, com as tintas dos bancos e canteiros que limitam o espaço descascando e folhas secas por todo o trajeto. 


Apropriação das Pessoas: A presença de bancos por todo o trajeto é alvo de permanência de pessoas, comumente pessoas de 3a idade, mas não exclusivo a eles, há também o trânsito de pedestres e funcionários públicos trabalhando na manutenção da praça. 


Transformação que deixou o local mais acessível: Foram tirados obstáculos (canteiros) que prejudicavam o fluxo, e agora um caminho continuo circula a praça em diferentes níveis: um próximo à rua, um mais interno e agora uma passagem central que permite fácil acesso a todas as áreas da praça e estabelecimentos vizinhos. Os canteiros e os bancos, agora revitalizados, não são mais empecilhos, agora tornam o ambiente mais agradável aos olhos. 
 
       - Canteiros Verdes 
 
Os canteiros contam com uma vegetação mal cuidada, que ultrapassa seu espaço, prejudica a visibilidade e não agrada os olhos. 


Apropriação das Pessoas: A presença de caminhos de terra, áreas sem vegetação, podemos concluir que os transeuntes fazem uso desse espaço para cortar caminho. 

Transformação que deixou o local mais acessível: Os canteiros agora são mais verdes, bonitos, bem cuidados, demonstrando um ótimo paisagismo. Não atrapalham a visibilidade e dão um ar de aconchego e beleza a praça.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos Cronometrados